6.5.05

Organização Social

Organização social (até ao aparecimento da cidade)

Família – tinha por chefe supremo – o Pai (Pater Famílias) , detentor do Patria Potestas, o domínio universal e indivisível sobre a esposa (Mater Familias) , filhos, escravos (servi) , animais e casa., em suma era o único proprietário do «heredium» – terras da família. Com a morte do pai, era obrigação religiosa a transmissão deste direito ao primogénito legítimo (Filius) que tomava a seu cargo a família, enquanto que os seus irmãos (Liberi) se tornavam livres...

Gens – era o resultado de várias famílias com o antepassado comum.

Cúria – «pequena sociedade modelada sobre a família», com o seu chefe – «curião» e as suas assembleias curiais.

Tribo – resultava da união de várias cúrias com o seu deus próprio, o seu chefe – tribuno – e os seus comícios tribuais.

Cidade – união de várias tribus com um exército próprio, divindades nacionais, instituições políticas que lhe dão consciência própria para um destino comum. Obedecem a um chefe – o Rei.


Organização social (com o aparecimento da cidade)

Patrícios – eram os membros activos do Estado, os únicos que podiam ascender às magistraturas e ao sacerdócio, e o seu casamento «Confarreatio» dava-lhes direitos religiosos e civis. Descendiam das – gentes – primitivas.

Plebeus – componentes da multidão romana sem laços entre si como os patrícios ou clientes. Não tinham quaisquer direitos; o seu casamento era chamado – «Cohabitatio».

Escravos – autênticos miseráveis, tratados como objectos e não como seres humanos, eram o fruto das guerras.

Clientes – eram romanos de condição inferior ligados aos patrícios (seus patronos) por laços hereditários de obediência.

Libertos – antigo escravo a quem de algum modo foi concedida a liberdade, por emancipação ou por alforria.


estrutura familiar romana.gif
Estrutura familiar romana

1 comentário:

Unknown disse...

fds n sabe escrever crl