14.5.05

Período da República

 A tirania dos últimos anos da realeza e os ataques frequentes realizados contra os patrícios originaram a queda da monarquia. A República surge, então, por iniciativa patrícia, tomando por isso a feição aristocrática. Esta classe privilegiada, senhora do seu poder, recolhe para si todos os triunfos e regalias, esquecendo facilmente os plebeus que se vão unindo num movimento de ódio e ânsias de regalias. Dois patrícios recebem a honra do poder executivo com o nome de pretores, mais tarde chamados cônsules. Possuíam durante um ano todos os poderes reais, embora não pudessem usar o ceptro, a coroa e o manto de púrpura.
 Em qualquer emergência grave em que perigasse a vida da nação, podiam eleger um ditador com poder absoluto durante seis meses, tendo como lugar-tenente «o mestre de cavalaria», que lhe podia limitar os rigores do seu governo.
 Procurou a República conquistar a simpatia do exército, criando a nova assembleia –comícios por centúrias – que decidia da paz ou da guerra e julgava em última instância os condenados à morte.




O Monte Palatino, a colina onde nasceu a cidade de Roma.

                                            - maquete da antiga Roma –

Sem comentários: