15.9.05

Bruto

 De seu nome completo Marco Junio Bruto, nasceu provavelmente em 84 a.C.. Faleceu em 42 a.C..

 Foi um dos fiéis de Júlio César. Contudo, em 15 de Março de 44 a.C., conjuntamente com mais 22 companheiros, assassina César no Senado (ficou célebre a frase dita por Júlio «Também tu, Brutus». Segundo alguns historiadores ele teria dito não Brutus mas sim «Filho»).

 Uma vez perpetrado o assassinato do ditador, e embora convencido de que com isso restaurava os princípios da República com o apoio da maioria, viu-se obrigado a fugir juntamente com os seus seguidores para a Macedónia.

 Levou consigo o necessário para cunhar moedas mediante as quais quis fazer a apologia do seu gesto. No reverso da moeda encontra-se o barrete da liberdade (píleo) que usavam os escravos libertados, e dois punhais.


 Cerca de 43 a.C., levantou em conjunto com um outro companheiro do atentado, Cássio, um exército na região da Macedónia, sendo derrotado em duas batalhas em Filipos por Marco António, sendo posteriormente, e por ordem deste, assassinado.

 BRUTALIDADE - Júlio César, imperador romano, foi assassinado por um grupo de conspiradores do qual fazia parte seu filho adoptivo Brutus (daí vem brutalidade).


Jacques-Louis David
Os Lictores devolvendo a Brutus os corpos dos seus filhos


Sem comentários: