31.7.07

Lucius Aelius

LUCIUS AELIUS
(Lvcivs Cionivs Commodvs Aelivs Caesar)
Caesar – 136 a 137 d.C..



  Descendente de ilustre família senatorial que começou a atingir preponderância no reinado de Vespasianus, Lucius Cionius Commodus era filho de cônsul. No ano de seu próprio consulado, foi adoptado por Hadrianus como seu filho e sucessor (ao mesmo tempo, sua filha Fabia ficou noiva do jovem Marcus Aurelius). Adoptou o nome de Lucius Aelius Caesar, foi designado cônsul para o ano 137d.C. e recebeu o privilégio do poder tribunício. Foi então enviado ao Danúbio com responsabilidade militares, de forma a prepará-lo para o poder imperial que deveria assumir. Voltou a Roma no Inverno de 137, ficou doente na véspera do ano novo e morreu em Janeiro de 138, talvez de tuberculose.

  Devido à morte de Lucius, Hadrianus adopta como seu protegido Titus Aurelius Hadrianus Antoninus (Pius) em 138, subindo este ao trono imperial no mesmo ano.

  O filho de Lucius Aelius, Lucius Verus, foi adoptado por Antoninus devido a compromisso assumido por este ao imperador Hadrianus.



1 comentário:

Anónimo disse...

Pronto, mais um! Estes gajos tinham cá uma famelga que vou-te contar...mas também, sem net nem TV, o que haviam de fazer para que o tempo passasse sem grandes bocejos? O quê... Trabalhar? O que era isso? Ah, aqueles serviços dos servos...pois, esses tinham famílias mais pequenas. Um abraço, ó romanus amicus ! Enviado por Jorge G - O Sino da Aldeia em agosto 1, 2007 12:09 PM

Grande Imperador: parabéns pela excelente qualidade deste blog. Um grande abraço de quem te admira, do outro lado do atlântico. Enviado por Gilinho em agosto 16, 2007 12:28 AM

Grande Imperador: parabéns pela excelente qualidade deste blog. Um grande abraço de quem te admira, do outro lado do atlântico. Enviado por Gilinho em agosto 16, 2007 12:29 AM

Nossa! Não sei nem o que dizer para você, mas o seu blog é fantástico!! Estou apaixonada por ele. Eu sou estudante de História, e etou fazendo meu projeto de pesquisa, para fazer meu artigo de conclusao de curso, e estou falando justamente sobre o império romano. mais especificamente sobre as mulheres desse periodo. Quero falar a respeito da dominação que elas sofriam, e da luta delas pelos seus direitos, por sua voz. Gostaria de saber se você pode me ajudar, indicar algum livro ou até mesmo algum site que possa a me ajudar com a minha pesquisa. A única fonte que tenho, é a História da vida privada, que inclusive, no texto sobre as mulheres, do seu blog, vc cita o autor dessa obra. Por favor, se vc tiver algo que possa me ajudar, entre em contato comigo, por e-mail: lara.croft23@gmail.com. pelo msn: filosofa23@hotmail.com Desde já, obrigada por sua atenção, e parabéns mais uma vez pelo seu blog!!!! Está facinante, até a musica é show!!!! Lara Castelo Branco - Brasília, DF Enviado por Lara em setembro 11, 2007 07:44 AM

Marios, vc teria em seus arquivos o símbolo do estandarte da Legião XVII? Enviado por marcelo em outubro 8, 2007 12:21 AM