4.3.09

Pertinax

Pertinax
(Pvblivs Helvivs Pertinax)
Imperador – 193 d.C..

Pertinax



  Publius Helvius Pertinax era filho de um liberto da Ligúria, e foi professor antes de iniciar uma tardia carreira nos serviços imperiais. Quando prefeito de uma coorte na Síria, parece que usou o transporte do governo sem autorização oficial, tendo sido forçado pelo governador a voltar a pé de Antióquia (sul da Turquia) até onde sua tropa estava estacionada.

  Depois de ocupar vários postos militares e administrativos, na década de 160 d.C., foi promovido ao Senado (corpo consultivo formado por ex-magistrados); foi comandante de uma legião, e depois governador da Mésia Superior. Foi cônsul em 174 (ou 175), esteve com Marcus Aurelius no Oriente depois da revolta de Avidius Cassius, e foi nomeado governador da Mésia Inferior, da Dácia (nas margens do Danúbio) e da Síria (para onde foi nomeado antes de 180).

  Por volta de 182, abandonou a vida pública por suas ligações com pretensos conspiradores contra Commodus, mas depois foi nomeado governador da Bretanha (185-187 d.C.).

  No verão de 188 d.C., tornou-se governador da África e voltou para Roma um ano depois, quando foi nomeado prefeito urbano (delegado do imperador). Pode ter-se envolvido com a conspiração contra Commodus, pois imediatamente após o assassinato (31 de dezembro de 192), Pertinax dirigiu-se secretamente ao campo da guarda pretoriana (estacionada em Roma), prometeu uma doação aos soldados e foi proclamado imperador. A proclamação foi aprovada entusiasticamente pelo Senado, e ele promoveu uma série de medidas populares como reacção aos excessos de Commodus. Mas, em 28 de Março de 193, um destacamento da guarda pretoriana iniciou uma nova conspiração, assassinou-o e a cabeça foi empalada num poste.

 Sucedeu-lhe Didius Julianus.

4 comentários:

João António Melo disse...

Este esteve pouco tempo como Imperador, pois a ganância levou-o imediatamente à morte. Amigo Marius, ando a ver a série "ROMA" que está a passar no canal MOV da TvCabo, tive algumas dúvidas sobre o Júlio César e Pompeu e tirei-as neste teu Império Romano. É um bom documento. Abraços.

João António Melo disse...

Quando comecei a ler o artigo ainda pensei que a palavra pertinente vinha deste Pertinax. Abraços.

Conversa Inútil de Roderick disse...

Onde vais buscar isto tudo?

Jorge P. Guedes disse...

AVE MARIUS, nesta nova Domus do Imperius!

Este Pertinax era mesmo Pertinaz e Esperto!
Prometeu, prometeu, até ser Imperador. Quem é que nós conhecemos que lhe seguiu as pisadas?!

ABRACIUS DUPLUS.