12.5.15

Trajanus Decius

TRAJANUS DECIUS
(Caivs Messivs Qvintvs Traianvs Decivs)
Imperador - 249 a 251 d.C.

Décio



Nascido na Ilíria, província do Danúbio, entre 190 e 201 d.C., Caius Messius Quintus Decius alcançou rapidamente um cargo senatorial. Foi casado com Herennia Etruscill, de quem teve dois filhos, Herennius Etruscus e Hostilianus.

Sendo governador, recebeu de Philippus I a incumbência de combater e abortar a rebelião no Danúbio pelo pretendente Pacatianus. Seu grande sucesso levou suas tropas a declará-lo imperador em Junho de 249 d.C.; Decius marcha para Itália a fim de derrubar Philippus I. Este, ao saber disso, vai ao seu encontro e é derrotado e morto numa batalha perto de Verona.

Decius era um homem que respeitava as antigas tradições romanas tendo adoptado o nome de Trajanus e quis devolver a Roma o seu antigo poder devolvendo a administração civil do Império ao Senado.

Para restabelecer a potência da religião romana clássica, em 249/250, ele iniciou uma severa perseguição aos Cristãos que só diminuiu de intensidade no fim de 250 por causa da guerra contra os godos. Obrigou os cidadãos do Império a ser titular de um documento onde se assinalava o facto de ter feito uma oferenda pública de um sacrifício aos deuses (Édito de 250 d.C.)

Herennius, filho mais velho de Decius, tornou-se augustus e foi para Mésia, lutar contra os godos que invadiram o norte do império em Junho de 251. Decius seguiu-o, e ambos morreram na desastrosa Batalha de Abrittus, em Junho de 251 d.C. Ao que parece, a derrota foi devida a uma traição de um dos seus principais oficiais, Trebonianus Gallus, que seria seu posterior sucessor.