28.3.06

Os Carros Romanos, no Presente e no Futuro...




  Embora possa ser do conhecimento geral não podia deixar de colocar aqui esta curiosidade recebida por mail.

  A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.

  Porque foi usado este número?

  Porque era esta a bitola dos caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta medida foi a usada.

  Porque é que os ingleses usavam esta medida?

  Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.

  Porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?

  Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.

  E por que tinham as estradas esta medida?

  Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.

  E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim?

  Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!

Finalmente...

  O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah.

  Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém, tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do Império Romano, que tinham a largura do cu de 2 cavalos.

  Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do cu do cavalo romano!!!!...

1 comentário:

  1. Anónimo19/8/08

    Já conhecia esta limitação à mais moderna tecnologia por causa de traseiros equídeos... Mas mais vale haver limitações por causa de traseiros de cavalos do que por causa das cabeças de burro de muitos políticos... Foi um prazer reler esta questão, de como, ainda hoje, nos mais insuspeitos pormenores, a cultura romana molda a Mundo em que vivemos... Enviado por Mauro em março 30, 2006 09:41 AM

    Bem a cultura romana conseguiu limitar a medida ao traseiros dos equídeos, bem´temos o caso de Tibério que nomeou senador o seu cavalo por isso nada me surpreendeu e temos os nossos deputados que são os equídeos de Tibério. Quando poderes da uma passagem no meu recantozinho da blogsfera Enviado por tron em abril 3, 2006 12:04 AM

    hoje apreceu uma equidea na herança Enviado por tron em agosto 23, 2006 10:43 PM

    ResponderEliminar