4.5.09

Didius Julianus

DIDIUS JULIANUS
(Marcvs Didivs Severvs Ivlianvs)
Imperador - 193 d.C.

Dídio Juliano


  Marcus Didius Severus Julianus nasceu em Mediolanum (Milan), no fim do reinado de Hadrianus, filho de Quintus Petronius Didius Severus, uma importante família senatorial. Foi cônsul com Helvius Pertinax em 174 ou 175 d.C., e governou uma série de importantes províncias militares. Foi absolvido da acusação de envolvimento numa conspiração contra Commodus, e no começo da década de 190 governou a África.

  Quando Pertinax foi assassinado (28 de março de 193), Julianus estava a caminho de uma reunião do Senado, foi abordado por dois tribunos da guarda pretoriana, que insistiram com ele para que tomasse o poder e o levaram para o acampamento. Lá encontrou Flavius Sulpicianus, (tinha sido senador, cônsul, governador da Ásia e era sogro de Pertinax, em 197, Septimius Severus mandou matá-lo, sob a acusação de ter sido partidário de Clodius Albinus), que tentava ser proclamado imperador; os dois disputaram então o poder por meio de ofertas de donativos aos guardas. Julianus ganhou a disputa pagando vinte e cinco mil sestércios para cada homem, foi proclamado imperador e prometeu restaurar o bom-nome de Commodus.

  Seu reinado durou apenas sessenta e seis dias.

  Quando Septimius Severus invadiu Roma, Julianus foi forçado a defender a cidade, mas o Senado, instigado por mensagens de Severus, condenou-o à morte depois de depô-lo. Julianus foi assassinado no palácio, em 1 ou 2 de Junho, por um soldado comum. Sua mulher, Manlia Scantilla e sua filha Dídia Clara não sofreram qualquer dano, tendo recebido o corpo decapitado de Didius para o enterro.



Dídia Clara filha de Didius

5 comentários:

ÐOM disse...

Fantástico o seu blog
Aprecio muito História Romana e este seu material é um dos mais completos que vi.
já esta devidamente "favoritado" :)
Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar ele.
Abraços
ÐS

Conversa Inútil de Roderick disse...

Tenho um convite no meu blog.
Espero que possas aceitar!

João António Melo disse...

Em Roma as coisas aconteciam depressa, pensava-se e já estava feito, duas ou três cabeças já tinham rolado. Mais um episódio da vida em Roma.

Tundra... disse...

Fantástico o seu blog!...Tudo perfeito, irrepreensível. Obrigada pela disponibilidade, é um prazer estar aqui.

Fernanda disse...

Gostaria de saber sobre a vida de Julianaus Septimus - capitao romano foi morte como traidor do imperio - filho de Caio Septimus também do exercito mais ou menos 33dc - tem algum material?