12.5.10

Geta

GETA
(Pvblivs Lvcivs Septimivs Geta)
Augustus - 209 a 212 d.C.

Geta


Geta era o filho mais novo do imperador Septimo Severo. Nasceu em 189 d.C. e foi proclamado César em 198, quando seu irmão mais velho, Caracalla, se tornou augusto.
Os dois irmãos levaram uma vida dissoluta provocando escândalos frequentes. Certo é que a rivalidade entre os dois irmãos cresceu de tal forma que chegou a transformar-se num ódio profundo. Geta, durante as campanhas de 208 a 211, no norte da Bretanha, administrou as regiões do sul. Tornou-se augusto no ano 209.

Após a morte de seu pai, em 211 d.C., Geta e Caracalla voltaram para Roma mas o ódio continuava latente e assim o palácio teve que ser dividido em dois. Os dois irmãos governavam em conjunto, mas Caracalla não suportava nenhum rival e, em Dezembro de 211, sob o pretexto de uma reconciliação, esfaqueou o irmão até à morte nos braços da mãe Júlia Domma (que se suicidou em 217, após a morte de Caracalla). Não bastando isso Caracalla tentou apagar completamente a figura do irmão, anulando tudo o que o fizesse recordar como a face dos retratos e apagando o seu nome das inscrições. Não o conseguiu na totalidade, como se pode comprovar pelo busto acima e pelo denário cunhado em 202/209 em Roma.

1 comentário:

João António Melo disse...

Pelo poder praticavam todas as tiranias...quer fosse a mãe...o pai...ou os irmãos! Valia tudo no império romano!