12.6.15

Treboniano Galo

TREBONIANUS GALLUS
(Gaius Vibius Afinius Trebonianus Gallus)
Imperador - 251 a 253 d.C.

Treboniano Galo



Caio Vibius Treboniano Galo nasceu por volta do ano 206 dC, em Perugia (Itália). Casou-se com Afinia Gemina Baebiana e teve dois filhos, Caio Vibius Volusianus e uma filha Vibia Galla
Cônsul em 245 AD foi mais tarde nomeado governador do Alto e Baixo Moesia. Com as invasões góticas de 250 dC, Gallus tornou-se uma figura importante nas guerras góticas do imperador Décio.

Muitos culparam Gallus para a eventual derrota de Décio, alegando que ele havia traído o imperador trabalhando secretamente com os godos para ver Decius morto. Mas há pouco se pode ver hoje o que justificaria tais alegações.

Após a batalha desastrosa de Abrittus, Treboniano Galo foi proclamado imperador pelos seus soldados.

Seu primeiro ato como imperador, sem dúvida, ansioso para chegar a Roma e garantir o seu trono, foi fez uma paz muito cara com os godos. Os bárbaros não só foram autorizados a voltar para casa com todo o seu despojo, assim como com seus prisioneiros romanos. Gallus até concordou em pagar-lhes um subsídio anual para eles não atacarem novamente.

Após a morte de Hostilianus (filho de Décio), Volusianus foi elevado a co-Augustus.

O reinado de Gallus sofreu uma série de desastres, a pior foi a peste que devastou o império por mais de uma década. Uma das primeiras vítimas da doença tinha sido o jovem Hostilianus. A peste empobreceu a população e criou problemas no exército, justamente quando graves ameaças surgiram nas fronteiras. Gallus pouco podia fazer quando os persas, sob Sapor I (Shapur I), invadiram a Arménia, Mesopotâmia e Síria (dC 252) e os godos aterroziram as províncias do Danúbio e até mesmo invadir e devastar a costa norte da Ásia Menor (Turquia).

Gallus, ansiosos para encontrar um meio pelo qual a desviar a atenção destes perigos graves para o império, reviveu a perseguição dos cristãos. Papa Cornelius foi preso e morreu em cativeiro. Foram tomadas outras medidas, a fim de ganhar o favor do povo. Criou um esquema pelo qual até mesmo os muito pobres tinham direito a um enterro decente.

Mas, nesses tempos conturbados, era apenas uma questão de tempo para surgirem ameaças à tomada do poder. Em 253 d.C. Marco Emílio Aemilianus, governador da Baixa Moesia, lançou um ataque bem sucedido sobre os godos. Os seus soldados, vendo nele um homem que finalmente poderia alcançar a vitória sobre os bárbaros, elegeu-o imperador. Aemilian imediatamente marchou para o sul com seus exércitos e atravessaram as montanhas para a Itália.

Gallus e Volusianus foram tomadas de surpresa. Reuniram as poucas tropas que puderam, chamando Publius Licinius Valeriano no Reno para vir em seu auxílio com as legiões, e foram para o norte em direção a Emiliano que se aproximava.

Os dois exércitos se encontraram na Interamna Nahars (moderno Terni), no sul fim do ramo oriental da Flaminia, e Aemilian ganhou a batalha; Gallus e Volusianus fugiram para o norte com alguns seguidores, provavelmente como uma tática de atraso antes da chegada de reforços, mas pelo Fórum Flaminii (moderno San Giovanni Profiamma ), sobre o ramo ocidental da Flaminia, foram mortos por alguns de seus próprios guardas, que pensava que a sua traição poderia dar-lhes uma recompensa.

Sem comentários: