11.12.09

Claudius Galenus

Clavdivs Galenvs
(129 d.C.- 216 d.C.)

Cláudio Galeno

Galeno foi o mais famoso médico do Império Romano. Nasceu em 129, em Pérgamo. Estudou gramática, retórica, lógica e filosofia até aos 16 anos quando se interessou por Medicina.

Foi então para Alexandria, cidade que continha toda a sabedoria do Mundo antigo e só voltaria para a terra natal em 157, quando se tornou médico de gladiadores.

A nova profissão de Galeno permitiu-lhe adquirir experiência no campo do tratamento cirúrgico de ferimentos graves, o que mais tarde viria a ser essencial para hoje considerarmos as suas obras pioneiras e avançadas para a época. Em 162 estabelece-se em Roma, mas voltaria a Pérgamo em 166, possivelmente para escapar à peste. Voltou no entanto em 169 e tornou-se médico de Marco Aurélio, Comodo e Sétimo Severo. Galeno defendia que se devia dissecar regularmente animais para retirar o máximo de informação possível.

Descobriu entre outras coisas que os rins secretam urina, os nervos saem do cérebro e as artérias contêm sangue e não ar como até então se pensava. A obra de Galeno é enorme, embora só tenham chegado a nós 83 tratados médicos e alguns textos. Chegou mesmo a escrever uma autobiografia intitulada Sobre os meus próprios livros. A influência de Galeno na Medicina foi de tal forma grande, que as suas teorias continuaram a ser aplicadas até ao século XVI. Morreu em 216.

1 comentário:

Jorge P. Guedes disse...

Hoje, é quase só para avisar que chegou um romano à tua caixa de correio.

Um abraço e obg. por mais uma aula de História de Roma.

Um abraço.