15.7.05

Vida Cultural

 Com a expansão de Roma, e devido ao contacto com outras culturas houve necessidade de implementar novas orientações literárias e artísticas, que preocuparam o espírito romano somente quando as obras gregas de difundiram em Roma, vivendo duma activa imitação.

Literatura

Na Comédia:

Tito Maccio Plauto (250a.C? - 184a.C?)

 Plauto nasceu em Sarsina, Úmbria por volta do ano de 250a.C e faleceu, provavelmente em Roma, no ano de 184a.C. Considerado o maior comediógrafo da Roma antiga, é oriundo de berço humilde e veio para Roma ainda jovem, onde começou a fazer teatro, primeiro como actor e depois escrevendo comédias. Por muito tempo, ficou conhecido apenas como Plautus, que quer dizer "pés chatos", porém mais tarde se auto denomina Maccus ("palhaço") Titus.
Estima-se que tenha escrito 130 peças, das quais apenas 21 sobrevivem. Seus enredos, personagens e ambientação são copiados de autores da Nova Comédia Grega, como Menander, Filemon e Diphilus. Adiciona numerosas alusões romanas e introduz elementos de canto e dança. Com métrica elaborada e linguagem coloquial, sua obra reproduz com fidelidade a vida dos romanos da época. Os enredos são em geral baseados em casos de amor ou confusões decorrentes de troca de identidades, mas apresentam grande originalidade no tratamento dos temas. As suas personagens são de origem popular: escravos mentirosos, Ladrões, velhos, soldados fanfarrões, cortesãs, etc. As principais obras de Plauto são:
Anfitrião; Auluraria; O Soldado Fanfarrão; Os Menecmos; Persa; Pseudolus; Vidularia

Publio Terêncio Afer (185a.C.? - 159a.C)

 Terêncio nasceu na África, provavelmente no ano de 185a.C. Foi vendido como escravo ao senador Terêncio Lucano, que lhe deu educação e, algum tempo depois, a alforria. Por ser muito amigo de Cipão, muitos atribuíram a esse último a autoria de várias comédias de Terêncio.
Composta por seis comédias, toda a obra de Terêncio resistiu a acção do tempo e chegou até nós. São elas: Andria, Hécira (sogra em grego), Heautontimoroumenos (o que se pune a si próprio - em grego), O Eunuco, Formião, Os Adelfos (os irmãos)
 As personagens das comédias Terêncio pertencem, muitas vezes, a classes sociais mais altas. As suas obras são escritas em verso e seu estilo é "puro". Apesar disso, ele hoje é considerado um autor menor que seu contemporâneo Plauto.

Na História

Políbio

 Historiador grego (c.204 a.C.-c.122 a.C.), nasceu em Megalópolis, na Arcádia tomou contacto com a cultura de Roma depois de aí ser conduzido como refém, em 168 a. C., na sequência de conversações entre a Roma e a Grécia nas quais participou. De família aristocrática, teve formação literária e filosófica, bem como vida política e militar activa. Assistiu a grandes acontecimentos da época, como a tomada de Cartago. Escreveu a obra História Universal, onde relata acontecimentos ocorridos entre cerca de 264 e 144 a.C. Morreu aos 80 anos de idade. Compôs originalmente quarenta livros, dos quais apenas cinco completos chegaram até nós, restando dos outros apenas fragmentos.

Na Arte

 Poucas eram as obras artísticas de Roma anteriores às conquistas. O esplendor artístico dos gregos levou os conquistadores à pilhagem dos templos e palácios, espalhando vaidosamente toda esta beleza pelas casas e templos romanos. As classes altas, a começar por algumas famílias como a dos Cipiões, assimilaram a Cultura Helênica, que foi protegida e imitada. Surgem da imitação grega a «Basílica Pórcia», «Circo de Flamínio», «Teatro de Scanus», etc.

Sem comentários: