30.8.05

Marco Licínio Crasso (115-53 a.C.)

  – General romano, milionário, havia sido cônsul no ano 70, depois de ter vencido Espártaco, chefe da revolta dos gladiadores. Por ordem sua foram crucificados 6000 deles ao longo da Via Ápia, desde Cápua até Roma. Partidário do Triunvirato e mais tarde seu adversário, foi derrotado e morto em Carras, Partia. Carras tinha sido o maior desastre que o exército romano tinha sofrido desde a vitória de Aníbal em Canas.

  ERRO CRASSO – Em 53 a.C., confiante na superioridade numérica de seus centuriões numa batalha contra os sírios, e disposto a estraçalhar logo o inimigo, o general romano Licínio Crasso decidiu ganhar tempo cortando caminho por um vale estreito. Foi a decisão mais estúpida da história militar: os sírios fecharam as duas únicas saídas do vale e o exército de Crassus, ele incluído, foi massacrado. O que sobrou dele foi apenas a expressão "erro crasso".

5 comentários:

Risa do Deserto disse...

Um fim justo para Ele! Esse personagem romano , cuja lembrança só traz repúdio e revolta , cometeu uma das maiores covardias da história: Matou de forma hedionda , por pior tipo de morte , a crucifixão, milhares de escravos , que só queriam marchar de volta a seus países, dos quais foram retirados. Ele morreu de forma humilhante, degradante para a família dele na época! Seu cônsul, arrogante , ambicioso ao extremo e que se achava acima de todos ,teve derrota e morte ignominiosa...Um verdadeiro deboche , cair da forma como caiu, ele, que se achava muito!...Bem merecido!

Unknown disse...

Morreu com ouro derretido em.sua garganta simbolizando a tua ganância

Unknown disse...

Sem dúvida nenhuma foi um general cruel.como os que sequiran Pompéu e César tiveram o fim merecido.

Genyckson disse...

Era pra ter sido bem pior o fim dele, fez eu chorar na série Spartacus.

Unknown disse...

é revoltando saber que o império romano durou praticamente 600 anos, entre 150 a.C. e 450 d. C. Mais sabemos que o império surgiu muito antes. Durou esse tempo escravizando pessoas inocentes e colocando os mesmos para lutar até morte, para saciar, os desejos de romanos que viam essas pessoas como animais.
E mais revoltante ainda é saber que com todas as revoltas, massacres, guerras genocídios sofridos por grupos que queriam somente a liberdade etc. a escravidão durou de forma bem acentuada até o 1888 de forma legalizada através de leis, mais até os dias de hoje existem países, que praticam a escravidão.